domingo, 2 de outubro de 2011

Acabar com a fome! Contribuir para a igualdade

 

Hoje numa ligeira pesquisa pela internet, mais precisamente sobre o Dia Mundial da Alimentação, a celebrar dia 16 de Outubro, apercebi-me que as temáticas a serem desenvolvidas vão no sentido da luta contra a fome.

Apesar de vivermos em tempos de crise não é muito comum lidarmos, pelo menos eu, com casos de fome. Mas parece que ainda os há de forma mais ou menos evidente. Então vai daí e fui pesquisar o site do Banco Alimentar Contra a Fome: www.bancoalimentar.pt.
Quais são os valores desta instituição?  A dádiva e a partilha.
Quais os alimentos que recebem? Todos os que lhes sejam fornecidos, desde alimentos próximos de expirar o prazo de validade, embalagens danificadas que impedem a sua venda, excedentes de produção alimentar e de restaurantes/cantinas. Ou seja, tudo quanto ainda seja bom para se consumir e que as pessoas, empresas e afins tenham a generosidade de dar. Depois passa-se para a fase da partilha: a distribuição por famílias, instituições comprovadamente carenciadas.

Recentemente (Abril de 2011) surgiu uma sede de Recolha deste Banco na nossa Ilha Terceira. Localiza-se na Rua Basílio Simões, Lote 31 no Parque Industrial de Angra. O contacto telefónico é o 963354094.

A mão de obra desta instituição são os Voluntários! Cada um pode ser e no site encontram a forma de o fazer. A função dos voluntários é sobretudo a recolha dos alimentos em campanhas que geralmente decorrem nos supermercados do País. A meu ver têm uma missão nobre, e são das pouquíssimas campanhas em que as pessoas partilham com satisfação por fazer o bem.
Vamos ajudar a acabar com a fome! Contribuir para a igualdade no acesso a este bem essencial que é a a Alimentação!